Diferenças entre faculdade de Arquitetura e Engenharia Civil: Qual eu faço?
Opa, tudo bem? Matheus aqui…
Hoje vamos falar de um assunto importantíssimo, é basicamente uma escolha, que pode mudar totalmente o rumo da sua vida…
As diferenças entre faculdade de arquitetura e engenharia civil! Quem nunca se fez a pergunta: Qual eu faço entre as duas?
Quando estamos na escola, preferencialmente, no último ano do ensino médio, já começa a surgir muitas dúvidas sobre que curso fazer na faculdade. Será que o curso que escolhi é realmente o que quero? e vou ter emprego? Entre outras.
Essa escolha deve ser bem definida, já que, se trata do seu futuro e ninguém gosta de fazer algo só por obrigação não é mesmo?!
Pensando nisso, vamos falar especialmente de das disciplinas que confundem muito a cabeça dos estudantes, uma vez que, para algumas pessoas ambos os cursos podem realizar funções parecidas.
O que muita gente não sabe é que tanto o curso de arquitetura quanto o curso de engenharia civil apresentam diferenças muito interessantes. Então vamos lá para essa descoberta.
Diferenças entre faculdade de arquitetura e engenharia civil
Tanto o curso de engenharia civil quanto o curso de arquitetura, apresentam uma base de cálculos que tem a ver com a matemática e a física, mas no quesito dificuldade, saiba que o curso de engenharia civil é muito mais puxado do que o de arquitetura.
Isso ocorre, pois na engenharia civil, os alunos estudam matemáticas que tendem a auxiliar nos cálculos de quantidade de força, carga e tensão que por sua vez são essenciais para desenvolver o projeto estrutural de uma edificação.
Já o arquiteto, tem como função principal, desenvolver o projeto arquitetônico de uma edificação, verificando as questões ligadas ao bem-estar da pessoa, a corrente de ar que circula no espaço, a quantidade de luz que o ambiente deve ter, a melhor utilização do espaço, bem como, a beleza e equilíbrio do ambiente projetado.
Desta forma, pensando em toda a responsabilidade do arquiteto, o curso de arquitetura apresenta matérias que englobam disciplinas como a origem da arte, o modo de viver, o estudo cultural específico e a forma como se desenvolveu a arte da ocupação dos lugares, por exemplo.
Ou seja, em resumo o arquiteto irá trabalhar na vivencia do usuário dentro do espaço, seja internamente, pensando na planta, ou mesmo no exterior da edificação, através dos projetos em 3D.
No campo profissional
No campo profissional, os arquitetos devem ser capazes de realizar trabalhos também direcionados ao quesito paisagem e urbanismo, deixando os espaços mais confortáveis e bonitos, por exemplo.
Voltando um pouco para a engenharia civil, pode-se dizer que o engenheiro será responsável pelos cálculos de vigas, colunas, mapeamento e análise de pesos como cargas, ferragens, tubulações e quaisquer outros equipamentos e materiais necessários na produção de uma edificação.
Entretanto, além das funções citadas acima, o engenheiro civil pode ser responsável por trabalhos que dizem respeito ao estudo, a elaboração, a criação e ao planejamento de rodovias, autoestradas, pontes, viadutos, áreas de operação sanitárias, dentre outros.
Tempo de estudo e forma de ingresso
No que se trata do tempo de estudo, o curso de arquitetura apresenta grau de bacharel e, geralmente, tem duração de 5 anos, sendo necessário ainda realizar o estágio e apresentar o TCC.
Já no curso de engenharia civil também é necessário apresentar o TCC e realizar o estágio, sendo que a duração do curso é também de 5 anos.
Vale lembrar que para o curso de engenharia civil existem duas maneiras de ingresso, o que irá depender da faculdade escolhida. Essas maneiras podem ser pelo exame do ENEM ou por provas com matérias específicas da área de exatas.
Já o curso de arquitetura, pode ser realizado pelo ENEM ou prova específica da faculdade escolhida, contudo ainda pode ser necessário realizar uma prova técnica que conclui que o futuro estudante de arquitetura já possui a habilidade de desenho desenvolvida.
Apesar de cada um ser responsável por uma parte do projeto, vale dizer que, as duas carreiras andam sempre juntas e em muitos trabalhos, você engenheiro civil, trabalhará em conjunto com você arquiteto e vice-versa.
Resumindo a curto e grosso modo, o Arquiteto(a) cuida da estética enquanto o Engenheiro(a) calcula a parte bruta! Heheh
Caso você ainda esteja com dúvidas entre as faculdades de engenharia civil e arquitetura, pode mandar um e-mail para contato@howto3d.com.br que nós vamos te ajudar!
E já que você pretende ir para essa área, não esqueça de conferir nosso post sobre os programas essenciais para estudantes de arquitetura e engenharia civil para chegar se com o pé direito na facul, se dando bem com todos projetos! 😀
Espero você lá!
Até mais,
Matheus
Os leitores também gostaram de:
- Como aprender AutoCAD de forma rápida
- Quais habilidades o estudante de arquitetura precisa ter?
- Como aprender AutoCAD, SketchUp e Lumion