Qual a importância de saber inglês para o arquiteto?

Compartilhe conhecimento com seus amigos!

Opa, tudo bem? Matheus aqui…

Como já sabemos, o inglês é a língua mais falada no mundo – quando considerado como segundo idioma. Ao todo são mais de 500 milhões de falantes nativos e mais de 2 bilhões de pessoas que adotaram o inglês como segundo idioma.

E que relação direta isso tem com a Arquitetura?

Bom, como também sabemos, o mercado de trabalho está ficando cada vez mais concorrido…

E querendo ou não, esse é um dos maiores filtros que grandes empresas usam para definir quem realmente vai ser contratado, com boa remuneração, benefícios e estabilidade lá dentro.

Mesmo que você esteja na faculdade, meio longe de trabalhar na área, é uma coisa que você pode começar a pensar, até porque, é algo que pode te render bons frutos na vida acadêmica, com bolsas de estudos.

Nesse artigo então, vamos falar em detalhes sobre a importância de saber inglês para o arquiteto. Até o final dele você vai descobrir em que áreas e setores esse idioma pode te ajudar a alcançar mais visibilidade, e claro, como você pode aprender ele de um jeito bem mais simples…

importancia de saber ingles para o arquiteto bolsa de estudos - Qual a importância de saber inglês para o arquiteto?

Entenda a importância do inglês para o arquiteto em diferentes setores

Não temos dúvida sobre o caráter cosmopolita do inglês. O idioma se tornou oficial no meio corporativo, sendo utilizado para unir pessoas de todos os cantos do mundo…

Por isso, cada vez mais profissionais, de distintas carreiras, estão correndo atrás de aprender a língua.

Como já falamos, ter o inglês na ponta da língua representa uma vantagem competitiva tremenda, principalmente para profissionais que atuam em carreiras como a de Arquitetura e Engenharia.

Aqui vão algumas áreas que o idioma pode contribuir para o seu sucesso nos mais variados aspectos e contextos.

1 – No setor privado

Existem milhares de empresas no Brasil e no mundo contratando arquitetos…

Porém, esse é dos setores mais competitivos para profissionais da área, tendo uma quantidade de candidatos por vaga bem grande.

Por isso os processos de seleção focam a máximo na contratação de profissionais exemplares. No entanto, aqueles que não preenchem todos os requisitos elencados pelas empresas de ponta ainda possuem chance em empreendimentos menores…

Mas é claro que o salário a ser recebido, bem como as condições de trabalho e benefícios, são diretamente proporcionais…

Ou seja, nesse caso você ganharia pouco para trabalhar muito.

Um dos itens básicos exigidos pelo setor privado é a proficiência em idiomas estrangeiros, e nesse caso, o inglês está entre os indispensáveis…

A importância de saber inglês para o arquiteto é inegável quando analisamos os processos de seleção e recrutamento de empresas nacionais e principalmente, internacionais.

Quem domina, além do inglês, outros idiomas, tem ainda mais chances de conseguir a vaga.

Porém o inglês é tido como o ponto de partida, básico do básico. Até mesmo empresas pequenas, iniciando no mercado, tendem a contratar com base no domínio de língua estrangeira.

E o fundamento é óbvio: uma empresa que deseje crescer no mercado vai investir em profissionais que possam acompanhar esse crescimento…

Justamente pois saber inglês contribui para aumentar o valor do profissional e, consequentemente, da empresa.

Infelizmente é muito difícil que uma companhia espere que seus colaboradores aprendam inglês, algumas até fazem isso contribuindo com bolsas de estudos…

Porém, a maioria ainda acha muito mais simples contratar profissionais que já contem com esse conhecimento na bagagem..

importancia de saber ingles para o arquiteto conseguir bolsa de estudos - Qual a importância de saber inglês para o arquiteto?

2 – Na vida acadêmica

Uma das possibilidades de atuação para o arquiteto é seguir carreira acadêmica, seja como professor, seja como pesquisador, desenvolvendo trabalhos voltados para a melhoria de processos e métodos, por exemplo.

Trata-se de um setor com muitos benefícios, entre eles a remuneração elevada e a visibilidade social.

A importância de saber inglês para o arquiteto que deseja seguir no mundo acadêmico é notável, principalmente se o objetivo é estudar no exterior…

Até mesmo para conseguir vagas dentro do Brasil o inglês se mostra um grande diferencial…

Processos de seleção de professores para universidades costumam atribuir pontos de acordo com o número de idiomas do candidato. Em seleções de mestrado e doutorado, por exemplo, dominar um idioma estrangeiro é uma obrigação.

Outro ponto importante diz respeito ao número de trabalhos científicos disponíveis em língua inglesa.

Por ser o idioma mais utilizado em trabalhos do gênero, muitos temas que são escassos no ambiente nacional podem ser encontrados de um jeito muito mais fácil por pesquisas em inglês.

Ou seja, quem domina a língua pode fazer pesquisas diferenciadas com mais tranquilidade, consequentemente, suas chances de fazer um trabalho com maior qualidade aumentam e muito.

3 – No setor público

Vai fazer um concurso público para trabalhar como Arquiteto?

Então é melhor conferir como anda o seu nível de inglês – e os certificados que atestam a sua proficiência…

A cada dia que passa os concursos públicos ficam mais concorridos, o número de candidatos sobe de uma maneira explosiva, e infelizmente, as vagas ficam cada vez mais limitadas…

Porém, ainda que seja bem concorrido, os benefícios de atuar no setor público são vários e valem a pena, como estabilidade e possíbilidade de altos ganhos.

Só que para aproveitar tudo isso é fundamental que você saia na frente dos seus concorrentes!! As vezes, é uma questão que define quem vai ser o escolhido ou não…

Ou seja, com o inglês, você tem uma grande vantagem na hora de prestar o concurso, tendo em vista que é alta a porcentagem de Brasileiros que não sabe nem a base dessa língua.

4 – Na seleção de bolsas de estudos

É impossível negar a importância de saber inglês para o arquiteto que deseja concorrer a uma bolsa de estudos, ainda mais se for no exterior.

Se você não tiver um bom nível de ingles, sabendo só o básico, infelizmente suas chances de conseguir uma bolsa de estudos no exterior vão quase para zero…

Isso acontece pois os requisitos da seleção costumam ser muitos, temos como exemplo essas duas bolsas:

Bolsa de estudos Rotch Travelling Scholarship:

Uma das mais concorridas entre arquitetos, oferece uma bolada em dinheiro para que profissionais viagem pelo mundo desenvolvendo pesquisas. Saber é inglês é requisito básico para participar da seleção.

Gabriel Prize:

Outra bolsa de estudos famosa, paga US$ 20.000 em doação aos selecionados no processo seletivo. A regra aqui é a mesma: para participar, dominar o idioma inglês é o mínimo. Até mesmo o site de inscrição está em inglês – como não poderia ser diferente.

Se você quiser saber mais sobre essas e outras bolsas de , gravamos um vídeo exclusivamente sobre isso, vou deixar ele aqui abaixo:

5 – No escritório de arquitetura

Sim!! Mesmo os profissionais que decidam trabalhar por conta própria, abrindo escritório de arquitetura, o inglês pode ser de grande ajuda…

Atualmente, para aumentar a cartela de clientes, profissionais desse mercado estão investindo em qualificação, que vai desde o estudo de idiomas estrangeiros até a realização de cursos de aperfeiçoamento na área da arquitetura.

Para fazer com que o escritório decole, fechando projetos com clientes de grande padrão financeiro, demonstrar proficiência em idiomas estrangeiros é fundamental.

Além de poder dizer que você fez cursos bem mais conceituados e tem conhecimento da arquitetura mais avançada do exterior, muitos dos clientes são estrangeiros investindo no Brasil…

Ou seja, eles precisam de suporte em seu idioma nativo ou em um idioma reconhecido internacionalmente, como é o caso do inglês.

Fica evidente a importância de saber inglês para o arquiteto que deseja abrir um escritório e prestar serviços para clientes mais qualificados, expandindo o negócio e aumentando o faturamento da empresa.

Quando todos os membros do escritório possuem qualificação de ponta, o negócio ganha em valor agregado.

BANNER CAD MINICURSO - Qual a importância de saber inglês para o arquiteto?

6 – Na vida pessoal

É claro que não poderiamos deixar de mencionar a importância de saber inglês para o arquiteto em sua vida pessoal, nas relações cotidianas.

Nem tudo na vida do profissional se resume ao trabalho. O inglês é uma língua que abre portas, justamente por contribuir em diversas áreas e instâncias da vida.

Seja para fazer uma viagem para o exterior, para conversar com amigos e clientes em potencial, em encontros no cotidiano…

Pode ser até pelo simples fato de assistir um lançamento de filme sem legenda.

O inglês funciona como uma ferramenta poderosa, quem sabe inglês consegue se comunicar em qualquer lugar do mundo.

Como o arquiteto pode aprender inglês

De acordo com especialistas, o aprendizado em língua estrangeira é mais eficiente quando somos jovens…

Mas espera ai!

Isso não significa que uma pessoa que já é graduada seja incapaz de aprender inglês.

Muito pelo contrário, existem muitos profissionais de carreira enfrentando salas de aula e sites de línguas para aprender esse idioma.

No entanto, quanto antes o estudo começar, melhores serão os resultados…

Muitos estudantes de arquitetura realizam o curso superior e o curso de línguas de forma concomitante.

Uma forma bem inteligente de chegar ao final da vida acadêmica com o inglês na ponta da língua.

Vale destacar que o inglês necessário para o arquiteto não é o macarrônico, normalmente considerado aquele que não possui qualidade. Quanto maior o nível de proficiência no idioma estrangeiro, melhor para o profissional.

O ideal é que ao longo dos estudos o arquiteto realize provas de proficiência que atestem o seu rendimento.

importancia de saber ingles para o arquiteto no setor publico - Qual a importância de saber inglês para o arquiteto?

Em muitas carreiras profissionais o idioma inglês deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito, sem ele fica praticamente impossível aproveitar oportunidades de mercado, nos mais diversos segmentos e áreas.

Se você já atua como arquiteto ou está na faculdade e ainda não domina o inglês, vale a pena começar a estudar agora mesmo.

Inclusive, até vou deixar um link aqui com um vídeo e um material que eu usei do professor Dan para aperfeicoar um pouco mais o meu inglês, você pode usar o mesmo como base inicial!!

Para acessar o vídeo com o material é só clicar aqui.

E para finalizar…

Saiba que algumas dicas podem ser implementadas facilmente em casa: ver filmes com legenda e áudio em inglês é um belo exemplo.

Você também pode conversar amigos que sejam falantes nativos ou que simplesmente tenham proficiência, o que possibilita maior contato e familiarização com a língua.

Bom, agora você já sabe um pouco mais sobre a importância de saber inglês para o arquiteto, com ele você terá muito mais facilidade em sua vida profissional independentemente da área que você decidir seguir!!

Te desejo muito sucesso!!

Forte abraço,

Matheus.

Os leitores também gostaram de:

 


Compartilhe conhecimento com seus amigos!
Written by Matheus